Sauerbraten: Um Minigame em CubeScript

O CubeScript

CubeScript é a linguagem de script responsável por controlar os menus e binds do Sauerbraten, possui todas as funções de uma linguagem de alto nível qualquer (loop, if, operações matemáticas...).

O Minigame

Utilizando CubeScript é possível criar um minigame dentro da própria interface do Sauerbraten (Gui Menus), com direito à sprites, sons, textos... IronRunner foi só um teste que acabou funcionando muito bem.

Os Sprites

A animação do Snoutx10k correndo é composta de várias imagens nomeadas em ordem crescente sendo adicionadas à um mesmo "Gui Image" com um certo intervalo em milissegundos.

O comando Guiimage carrega um arquivo de imagem do seu computador na interface do Sauerbraten, a posição pode ser alterada utilizando outros comandos.

Os cenários

Os cenários, assim como os sprites do personagem, utiliza um número de identificação como base, então sempre que o personagem chega no limite da tela, um número é adicionado ou removido, cada número representa um cenário. Se o número atual for menor que o número anterior, o personagem precisa ser posicionado no canto direito, e vice-versa.

Com um tipo de sistema de "layers", foi possível criar essa ilusão com o peronsagem passando atrás de uma caixa do mapa Dust2:

A caixa é uma imagem separada e está acima de todas as layers.

Movimentos

Utilizando Guistrut, Guialign e Guilist, é possível movimentar um item para qualquer posição da tela, e isso é a base do movimento do personagem.
Os botões também são imagens comuns com ações adicionadas à elas.

Problemas

As limitações são várias, mas a mais notável é que o "Minigame" só rodará no Sauerbraten, claro...
E também imagens ficam vermelhas ao serem selecionadas com o mouse, mesmo sem ação nenhuma aplicada à elas.

Comentários

Postagens em destaque

Como Baixar e Configurar: AssaultCube

Novo SuperTuxKart e Android