Sauerbraten: Como Funciona

Sauerbraten - Como Funciona 01  -

Momento para tirar algumas dúvidas e oferecer dicas sobre o Sauerbraten.

Sumário:
  1. OpenSource, criar jogos com base no Sauerbraten?. 
  2. Jogadores podem ver imagens customizadas ingame?. 
  3. Jogar um mapa customizado em um servidor?. 
  4. Jogadores podem ver skins customizadas ingame?. 
  5. Master & Admin?. 
  6. Executar Scripts?. 
  7. Bind de Teclas?. 
  8. Convivendo bem com a comunidade. 
  9. Replay de partidas. 
  10. Screenshot e Movie. 
  11. Tipos de arquivos comuns
 1: Cube 2 Sauerbraten é open source, por tanto posso criar meu jogo em cima dele?
Se você quiser produzir novos conteúdos com a Cube 2 Engine, você precisa entender que o Source Code pode ser Open Source, porém, o jogo e os arquivos possuem as suas próprias licenças e Copyrights individuais, isso significa que você tem 3 opções:

- Você pode produzir conteúdos novos para o "Sauerbraten", por exemplo um mapa customizado (.ogz/.cfg/texturas etc). Contribuir com conteúdo para o jogo original é a maneira mais produtiva de trabalhar junto a comunidade.

- Se você quiser criar sua própria jogabilidade, a melhor maneira de fazer isso é criando um "mod" (com um novo executável para a sua modificação) que requer o jogo já instalado, e instalar apenas os arquivos que você criou ao lado (ou substituindo) os arquivos existentes. Vale ter um bom senso e não jogar online em servidores da versão original com sua modificação, dependendo do tipo da modificação isso poderá ser considerado trapaça, causando seu banimento.

- Se você ainda insiste em criar um jogo baseado na Cube 2, entenda que apenas o Código Fonte é livre para você usar (se você respeitar a ZLIB license, veja abaixo), e claro, os arquivos da packages não são. Você não pode simplesmente redistribuir toda a "packages" com seus arquivos modificados, já que a maioria dos arquivos do jogo não são livres para usar (isso é escolhido pelo autor, com várias licenças e copyrights junto ao arquivo). A menos que você tenha permissões explicitas dos autores, ou o readme diga explicitamente "pode ser usado para qualquer proposta" ou algo do tipo, será ilegal incluir isso no seu jogo (você não pode automaticamente assumir que o arquivo é livre, só por não conter uma licença explicita). Assim sendo, se você quiser produzir seu próprio jogo, esteja preparado para criar vários mapas, modelos, texturas, sons etc por conta própria.

Nesse sentido, Cube 2: Sauerbraten é similar a jogos como Quake (código é open source, porém os arquivos não), não foi feito para ser copiado e usado como template, Sauerbraten não é pra ser um kit rápido de criação de jogos. É um jogo.

Se você quiser usar o código fonte (ZLIB license) de qualquer maneira, leia o src/readme_source.txt cuidadosamente.
(O Texto acima foi retirado do readme e traduzido).


 2: Quero pegar algumas imagens e usá-las como texturas, todos que 'getarem' meu mapa verão minhas imagens?

  Não, Sauerbraten Collect Edition não possui um sistema de download via servidor para arquivos de imagem ou áudio customizados, somente arquivos .ogz (arquivos de mapa). No entanto, é possível enviar textos via maptitle (/maptitle) com um pequeno truque/gambiarra. Isso significa que se você utilizar texturas ou áudios customizados, terá que enviá-los externamente para os jogadores, ou somente você conseguirá vê-los.

 3: Posso colocar meu mapa em um servidor para qualquer jogador entrar e jogar, como se fosse um mapa oficial?
 Sim e não, para um jogador comum (que não possui o seu mapa) poder vê-lo, o modo de jogo precisa ser Coop Edit, e então você deve enviá-lo para o servidor (/sendmap), e o jogador terá que baixá-lo (/getmap), e então salvar o mapa (/savemap). Não é possível digitar /sendmap e /getmap em um modo diferente de Coop Edit, por tanto se jogadores que não possuem o mapa entrarem em um servidor que está com mapa customizado, ele verá um mapa diferente (um mapa vazio), sendo assim impossível jogar com quem tem o mapa. Para resolver isso basta o jogador baixar o mapa antes, e aí será possível jogá-lo em qualquer servidor que carregá-lo em qualquer modo. Existe também Servermods que possibilitam o sendmap e getmap em outros modos fora do Coop Edit. Também existe servidores de corrida que rodam em Coop Edit, e o script do servidor cuida do sendmap e getmap automaticamente.

4: Se eu editar a skin dos personagens, todos verão minha edição? 

Não, como dito acima, Sauerbraten não possui um sistema de download via servidor, então somente você verá as modificações.

 5: Master e Admin?

Permissões nos servidores são divididas em dois tipos:
 Master: Nome verde, depende do tipo do servidor, trocar estado do servidor (trancado, aberto...) Chutar, trocar de mapa/modo, adicionar/retirar master, spectar/unspectar jogadores.
Admin: Nome laranja, controlar totalmente o server, incluindo todas as permissões que um master possui.

Servidores públicos te possibilitam "claimar" (adquirir) Master se nenhum master estiver online no servidor, espectadores não podem claimar Master.

Authkey serve para te reconhecer, elas são geradas pelos criadores do servidor, e você precisa colocá-las em seu arquivo autoexec.cfg

 6: Executar scripts (cubescript)?
Você pode executar scripts (menus) que os próprios jogadores criam e postam, normalmente são arquivos .cfg, que basta colocá-los na raiz de seu sauerbraten, abrir o Auto Executador, que é um arquivo de texto chamado autoexec.cfg que lê todo o conteúdo digitado lá automaticamente quando o jogo inicia. Para executar basta digitar uma linha no autoexec.cfg começando por exec nomedoscript.cfg  E salvá-lo. (o arquivo autoexec.cfg fica em sua pasta raiz, ou pode ser acessado ingame com Esc > Options > Autoexec.cfg).


7: Bind de teclas?
Bind são ações de cada tecla, você pode criar uma nova para qualquer tecla simplesmente digitando no seu console /bind TECLA [ação] Exemplos:
  •  /bind w [forward] < Andar pra frente
  •  /bind u [kill] < Se matar
  •  /bind q [quit] < Sair do jogo
Também existe Editbind, que são os binds para o modo de edição, exemplos:
  • /editbind e [edittoggle] < sair do modo de edição
  • /editbind b [newmap] < carregar mapa vazio
  • /editbind j [gotosel] < teleportar para seleção
E também existe specbind, que são os binds do modo spectator, exemplos:
  • /specbind q [disconnect] < sair do servidor atual
  • /specbind e [spectator 0] < sair do modo spectator, se possível.
Os Binds, como todas as outras configurações pessoais, são salvos em um arquivo chamado config.cfg na raiz de seu Sauerbraten.

 8: Como conviver bem com a comunidade?

 Sauerbraten ainda possui uma comunidade interessante, por mais que trapaceiros sempre existam,  Costumamos comparar o Sauerbraten á uma cidade pequena, todos se conhecem, e mesmo sem um sistema de adicionar/seguir amigos, todos se veem todos os dias e se encontram facilmente. Você não é obrigado, mas bom senso sempre é bom:

  •  Adquiriu master em um servidor de coop edit? Muito bem, não seja um mal educado e respeite o mapa das outras pessoas. 
  • Alguém está editando o mapa e não o salvou ainda? Não troque de mapa sem antes perguntar. 
  • O servidor está aberto, algum desconhecido entrou? Não o Chute sem motivo, basta colocá-lo em spectator, e ativar o modo Locked.
  • Não fique pedindo Master, isso é chato de mais.
  • Muito menos pedir Admin, ninguém nunca te dará Administrador sem te conhecer.
  • Não floode centenas de blocos pequenos de uma só vez em um mapa de coop edit aberto, isso poderá crashar jogadores com computadores lentos.
Pobre vitima de crash após flood de pequenos blocos.

  • Entrou em um servidor trancado e está em spectator? Não fique floodando pedindo para ser unspectado, isso também é chato.
  • Está jogando e perdendo uma partida? Não adianta xingar seu time, ou mandar centenas de ordens para eles, Sauerbraten é um jogo rápido, se você perder tempo para xingar seu time no chat não vai ajudar muito.

Ajude a limpar os trapaceiros, basta pegar provas (como replay da partida, veja abaixo) e enviar á um responsável pelo servidor.

Crie conteúdo para a comunidade, menus, mapas, vídeos, mods, tudo é bem vindo. Onde compartilhá-los? conheça:

Participe de torneios para manter o jogo ativo!


 9: Como assistir um replay de uma partida?

 Replay no Sauerbraten são chamados de Demo, são arquivos .dmo que são lidos pelo Sauerbraten.
 Você pode executá-los ingame digitando /demo nomedodemo, e então o mapa e modo de jogo serão carregados. Todas as conversas, mensagens do servidor, movimentações, scores, entradas/saídas do servidor são salvas em um demo. Você não pode sair do modo spectator durante um demo, você pode pausar demos (F1, ou /pausegame 1), você pode adiantar um demo com /gamespeed 10/1000, você não pode rebobinar em um demo.

 Dependendo do servidor, você pode baixar o demo assim que termina a partida, digitando /listdemos e /getdemo número (número correspondente ao último número de /listdemos).

Este demo sera baixado como um nome repleto de números, ficará salvo na raiz de seu Sauerbraten.

10: Como posso tirar uma Screenshot, ou gravar um vídeo?

Sauerbraten possui sistema de Screenshot (F12) e Screen Recorder (/movie).
Para tirar uma screenshot basta clicar a tecla F12, para selecionar o arquivo em que as screenshots devem ser salvas, digite /screenshotdir nomedoarquivo, caso não exista um arquivo selecionado, a screenshot será salva na pasta raiz de seu Sauerbraten.
Para gravar um vídeo, digite /movie nomedovideo, /movieh 720, /moview 480. /moviesound 1 e /moviefps 60 também são importantes para você configurar seu movie.

11: Arquivos comuns no Sauerbraten:

  • ogz: arquivo de mapa
  • bak: arquivos de backup de mapa
  • cfg: arquivo de configurações
  • dmo: arquivo de replay
  • png/jpg: texturas ou miniaturas de mapas

Esse documento foi feito por Salatiel, tudo opinião dele, se encontrou alguma informação errada, entre em contato.

Atualizações em breve.


Comentários

Cube BR - 2017/2018   [<>]
Todos os direitos são... não, aqui não tem direitos.