Sauerbraten: Guia para Edição de Mapas em Coop Edit!

     Guia Coop Edit

Nessa postagem você aprenderá os princípios básicos de edição de mapas no Sauerbraten.

 Entrando no Newmap (Mapa vazio)

 Para entrar em um Mapa vazio e começar a Editar, digite /coop, ou se preferir escolher um tamanho
para o Newmap, basta digitar /newmap (numero).


O Modo Edit (voar)

Ao entrar em Modo Edit, você poderá Voar pelo mapa, e passar entre os Cubos e Mapmodels.
Pressione E para entrar no Modo Edit.



Seu Hud (Hudgun) será substituído por algumas informações sobre o Mapa.


 As Ferramentas

/gridpower é o comando para selecionar o tamanho da Grid de edição.
Atalho rápido: G + Scroll

Atenção: Quanto menor a Grid, mais pesado seu mapa ficará, não se esqueça de usar /remip sempre que sentir um pouco de Lag/queda de fps. Evite criar centenas de Mini-Cubos de vez, isso vai crashar todos os Jogadores do servidor.



 Criando Cubos

Para criar um Cubo, basta selecionar a área com o Botão Direito do Mouse.


Use a Scroll do Mouse para Criar e Remover Cubos.


Cubos novos seguem a direção da Face selecionada.


A Wireframe Azul, significa que aquele cubo está selecionado.



Se quiser criar uma nova seleção única, basta clicar em uma Face com o Botão Esquerdo do Mouse.


E Rodando a Scroll do Mouse, o Cubo será Criado ou Removido seguindo essa mesma Face selecionada.


Para criar uma grande Seleção entre vários Cubos, basta clicar no ponto A com Botão Esquerdo do Mouse, e no ponto B com o Botão Direito do Mouse. Use o Botão Esquerdo do Mouse para fazer uma seleção única apenas.



Com vários Cubos selecionados, ao Criar Cubos novos ou Remove-los, ainda segue a Face Selecionada.



F2 abre o Menu de Texturas.




/allfaces 0


/allfaces 1
Atenção: Não é necessário o comando Allfaces para "pintar" todas as Faces, se quiser "pintar" um por um também é possível.


Modificando Cubos, e criando formas Geométricas

Chegamos em uma parte interessante, Sauerbraten possui um sistema de Modelagem bem completo, praticamente todas as formas são possíveis.

Mirando em alguma ponta, você consegue Modelar ela.









Para Selecionar apenas um Cubo, clique com o Botão Esquerdo do Mouse.






Tecla F + Scroll do Mouse para achatar toda a Face do(s) Cubo(s) selecionado(s).



Seleciona um Cubo, e clica C para Copiar e V para Colar. (Esqueça o CTRL)

Movimente a Grid Selecionada, clicando com o Botão Direito do Mouse e puxando.

(carinhas fictícias)


Esse foi um pequeno Guia com as principais informações sobre Edição de Mapas no Sauerbraten, qualquer duvida, deixe um comentário abaixo!





Comentários