Como Baixar e Configurar: Sauerbraten

Cube 2 Sauerbraten

Cube 2: Sauerbraten (ou somente Sauerbraten) é um jogo de computador de tiro em primeira pessoa multi-plataforma, que pode ser executado nos sistemas operacionais Windows, Linux, FreeBSD e Mac OS X usando OpenGL e SDL. O jogo é gratuito e de código aberto (sob a licença Zlib).
Sauerbraten possui modos singleplayer e multi-jogador, além de conter um editor de mapas dentro do próprio jogo, seu principal atrativo.

O desenvolvimento do jogo se iniciou como uma reedição do jogo Cube, lançado em maio de 2004. Em 19 de julho de 2010, foi lançada a versão chamada de "Justice Edition". A última versão se chama "Sauerbraten Collect Edition" lançada em 4 de janeiro de 2013.
Nesta última versão ele vem com 45 novos mapas e 3 novos modos de jogo, chamados de “collect”, “insta collect” e “efficiency collect”.

Apesar de uma longa pausa nos lançamentos de versões, Sauerbraten continua recebendo pequenas atualizações em sua página oficial no SourceForge.

Edição em tempo real

Sauerbraten possui um editor de mapas que pode ser acessado digitando o comando /coop.
É possível compartilhar mapas com outros jogadores do servidor utilizando o comando /sendmap (upload) e /getmap (download).
Para salvar um mapa é necessário usar o comando /savemap NOME, e para ver os mapas salvos /showcustommaps.

Jogabilidade

O jogo contém modo multiplayer e singleplayer. O jogador pode se conectar a uma rede local (LAN) ou à Internet, em que o cliente requisita uma lista de servidores de um "servidor mestre". O jogo online tem modos de Deathmatch, Captura de pontos de controle, Instagib (morte instantânea, em vários tipos, como em times, Captura de bandeira, etc), assim como modos de edição cooperativa online. Existem também modos offline, com diversas fases ou em mapas online contra oponentes de inteligência artificial (bots).

Modos de jogo

Sauerbraten conta com uma vasta lista de modos que modificam a jogabilidade, adicionando diferentes objetivos e itens para o jogador.

  • Coopedit: Edição de mapas em modo cooperativo.
  • Single Player: Pequenas histórias distintas em diferentes mapas com monstros, portas, elevadores, itens e botões.
  • EFFIC (Eficiência): Todos os jogadores já nascem com todas as armas disponíveis, menos o Revolver.
  • INSTA (Morte Instantânea): Todos os jogadores já nascem com apenas 1 (um) de vida e somente uma arma disponível, o Rifle.
  • FFA (Vale Tudo): Todos os jogadores já nascem com apenas uma arma, o Revolver, e é necessário coletar itens pelo mapa para adquirir mais armas e vida.
  • Tactics (Táticas): Jogadores nascem com duas armas aleatórias e colete, não há itens, é necessário eliminar outros jogadores para adquirir pontos.
  • Modificadores de Modos

    Os modificadores são adições especiais aos modos primários, seguem o mesmo principio do modo original, porém com novas regras.


  • Team (Time): Jogadores são balanceados em times ("Evil", "Good" e outros customizáveis), o time com maior pontuação de eliminações vence.
  • Collect (Coletar): Parecido com Team, porém jogadores precisam eliminar inimigos para adquirir caveiras, times ganham pontos ao entregar as caveiras.

  • CTF (Capture A Bandeira): Jogadores são balanceados em dois times ("Evil" e "Good"), o objetivo de cada time é roubar a bandeira inimiga e levar para a própria base, o jogo termina quando o tempo acaba ou quando um time consegue a pontuação de 10 bandeiras.
  • Protect (Proteger): Semelhante ao CTF, porém o objetivo é tocar na bandeira inimiga e proteger a própria bandeira (nesse modo jogadores podem pegar a própria bandeira).
  • Hold (Segurar): Semelhante ao CTF, porém há apenas uma bandeira, jogadores precisam manter aquela bandeira por 20 segundos para fazer pontos.

  • Capture (Capturar): Jogadores nascem com duas armas aleatórias e precisam capturar as bases inimigas para conseguir mais armas, cada time recebe uma pontuação ao ficar 10 segundos em uma base.
  • Regen Capture: Semelhante ao Capture, porém jogadores nascem sem armas, precisam capturar bases para regenerar a vida e receber mais armas.

  • Combinações de modificadores possíveis

    Todos os modificadores, exceto Capture e Regen Capture, utilizam por padrão o modo primário FFA, se nenhum outro for especificado.

Linguagem de Console CubeScript

Cube 2 Sauerbraten e outros jogos do motor Cube Engine, contam com uma Linguagem de Script embutida, conhecida como CubeScript.

CubeScript é uma linguagem simples baseada em C++ com a intenção de ser usada somente dentro do jogo, é responsável por cuidar da interface do usuário, executando ações ao pressionar teclas ou ao enviar comandos.

Apesar de simples, CubeScript suporta todas as operações básicas de uma linguagem de programação de alto nível e interage diretamente com o console do jogador (a interface de textos e imagens presente no jogo).

Em paralelo ao CubeScript, existem os comandos "GUI" que transformam o código em interface gráfica do jogo, possibilitando adicionar textos coloridos, botões, imagens, slidebars e campos de texto.

Funções comuns utilizando CubeScript

Enviando uma mensagem "Olá Mundo" para o console do jogador.

Executando um Loop e enviando mensagens formatadas para o console do jogador.

Criando uma interface de usuário única, separada dos demais menus do jogo, com um titulo e um botão para fechá-la e enviar uma mensagem, o botão contém um ícone ("exit") que é localizado nos arquivos do jogo. Uma interface pode ser chamada pelo usuário ao enviar o comando /showgui "identificação" no console do jogo, a identificação é o texto adicionado na função newgui.

O Sauerbraten possui uma enorme documentação online onde aborda todos os aspectos. A documentação pode ser acessada também localmente, disponível na pasta sauerbraten/docs.

Links para baixar o Sauerbraten:
Sourceforge - Windows
Sourceforge - Linux
Sourceforge - MacOSX
Google Drive

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Fonte: Sauerbraten wikipedia


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